segunda-feira, 15 de junho de 2009

FÁBULA

Bichinho quer comida?! Têm que pinotar. Macaquinho quer banana?! Tem que macacar!

No zoológico do descaso sobreviviam vários bichos desassistidos. Cansados de tanta indiferença e arrogância sofridas, eles resolveram reivindicar por seus direitos, começando por uma alimentação digna e suficiente. Problemas! Dentre espertos, alienados, astutos, indolentes, medrosos, destemidos, desacreditados e guerreiros, nem todos tinham consciência de classe e coragem para lutar, mesmo sentindo as dores dos desmandos sofridos e julgando-se dignos das melhorias.
Numa assembléia geral, Dona Tartaruga logo falou:
- Eu não tenho pique para essas coisas, lutem vocês que eu fico aqui a esperar. Mas, contem comigo! O Bicho-Preguiça muito indisposto, se retorcendo, resmungou:
- Não entendo muito dessas coisas..., isso vai dá é confusão!Se for piorar a situação, é melhor do jeito que está.
- É uma luta justa, muito justa, mas eu tenho medo, tenho medo! E se eu for expulso daqui, expulso daqui? Não posso ir, não posso lutar, não posso! Eles sempre dizem que eu devo calar, devo calar, é devo CALAARR! Tagarelou o Sr. Papagaio Temporário do Medo.
- Nós não conseguiremos nada com isso! Será esforço em vão! Gritou o jovem Tatu de dentro da sua toca. Macaquinho, muito esperto, logo pensou: “vou falar como um animal bravo e destemido agora, na hora que o bicho pegar, eu me escondo atrás do Rei da Floresta, assim, serei aclamado e não darei meu rabo ao corte”.
Porém, os demais bichos do zoológico não se deixaram desanimar com estas e outras falas desestimulantes, pelo contrário, argumentaram contra e conquistaram mais guerreiros. E, decididos, enfrentaram os percalços da luta, contando inicialmente até com a suposta ajuda das cobras. Mesmo cientes da futura rasteira traiçoeira destas. Precisavam contar com todo apoio disponível. Em meio ao árduo combate, não raro, sentiam-se desfortalecidos e abatidos pelas incompreensões e opressões do mundo animal ao qual pertenciam. No decorrer dos desafios, tiveram que suportar hipocrisia de animaizinhos inertes e charlatões e assistirem ao falso brilhantismo dos demagogos. Mas foram fortes! Resistiram!
Obtiveram algumas conquistas, das quais, a Dona Tartaruga, o Bicho-Preguiça, o Sr. Papagaio Temporário do Medo, o jovem Tatu, o Macaquinho e as Cobras, indignamente, foram beneficiados. Macaquinho ganhou mais bananas, não do tamanho que merecia. As cobras vangloriaram-se, creditando o suado sucesso aos seus falsos esforços. Os demais, insensatos, ainda acharam insuficientes os ganhos adquiridos. Com o que concordaram os verdadeiros lutadores, os de patas de aço, os de garras e dentes afiados, os de rabos fortes, os de pés firmes e asas resistentes. Estes lhes disseram que a classe merecia sim, mais benefícios, ganhos tão grandes quanto a comodidade, o medo, a indolência, a omissão e a hipocrisia dos que reclamam e nunca LUTAM!

MORAIS: Cada um dá o que tem; Quem quer faz mais do que quem pode; Cobra que não anda não apanha sapo. Para bom entendedor esta fábula basta.

Claudênia Márcia
03 de junho de 2009



Nenhum comentário:

Postar um comentário